Unidade da CASAN em Descanso recebe visitas de prefeitos
Unidade de Gerenciamento de Lodo de Descanso (UGL). Foto: Acervo CASAN.
A Unidade de Gerenciamento de Lodo (UGL) instalada pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) no Município de Descanso tem se tornado referência como modelo de uma nova tecnologia adotada para o tratamento de esgoto. Neste mês, os prefeitos de Timbó Grande, Ari Galeski, e Belmonte, Jair Giumbelli, acompanhados por suas equipes de engenharia fizeram uma visita no local, com objetivo de conhecer a estrutura e os benefícios, especialmente para municípios que receberão investimentos futuros em novas UGLs, como é o caso de Timbó Grande.
Prefeito Ari Galeski, de Timbó Grande, durante visita à UGL Descanso com representantes da CASAN. Foto: Acervo CASAN.
Prefeito de Belmonte, Jair Giumbelli, visita com representantes a UGL Descanso. Foto: Acervo CASAN.
"Aqui na UGL, temos recebido nos últimos meses, visitas de gestores para conhecer, tirar dúvidas e orientações sobre a implantação de modelos similares, dentro da proposta do Programa Esgotamento Sobre Rodas, que teve em Descanso o seu projeto-piloto. Com isso, poderemos expandir em mais polos pelo Estado para receber o lodo de domicílios e aumentar a cobertura de tratamento de esgoto", explica o engenheiro coordenador do Programa, Alexandre Bach Trevisan.
O Esgotamento Sobre Rodas é desenvolvido em uma parceria entre o Governo do Estado e a CASAN e tem como objetivo ampliar a cobertura da coleta e tratamento de esgoto e garantir mais saúde pública, qualidade de vida, conservação da água e do ambiente. O Programa é pensado especialmente para municípios com baixa densidade demográfica (até 15 mil habitantes), onde é economicamente inviável a construção de redes coletoras ou grandes Estações de Tratamento. Ao todo, 120 municípios já sinalizaram interesse em aderir ao Programa.
