Trato por Criciúma evita lançamento de mais de 400 milhões de litros de esgoto sem tratamento

Acervo Trato por Criciúma/CASAN
Ao longo de quatro anos de atuação, o Programa Trato por Criciúma contribuiu para que 425 milhões de litros de esgoto deixassem de ser lançados no meio ambiente sem tratamento. O volume equivale a aproximadamente 29 mil caminhões limpa-fossa com capacidade para 15 mil litros cada.
O resultado evidencia a importância do programa da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) para regularização das ligações de esgoto, qualidade ambiental e saúde pública.
Nesse período, o programa inspecionou 7,8 mil imóveis e, após as visitas da equipe, mais de 60% passaram por adequações. Atualmente, aproximadamente 76% dos imóveis vistoriados estão regulares, enquanto 24,17% ainda precisam providenciar adequações.Saúde Pública
A adequação das instalações hidrossanitárias é fundamental para o funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) operado pela CASAN e para a destinação correta dos efluentes. Quando as ligações são executadas de forma inadequada, o esgoto pode chegar às redes de drenagem pluvial, comprometendo a qualidade ambiental e as condições sanitárias do município.
“Nesses quatro anos de atuação, conseguimos dar continuidade a esse trabalho fundamental para o bom funcionamento do Sistema de Esgoto, para a conservação do ambiente e para o desenvolvimento sustentável e econômico de Criciúma. As adequações garantem o bom funcionamento das residências e empresas e, consequentemente, no melhor atendimento de saneamento básico do município”, destaca a engenheira Tatiana Gomes Wessler, da Tec Civil Construções, empresa responsável pela execução do Trato por Criciúma.
Entre as irregularidades mais comuns identificadas durante as inspeções estão a ausência de caixa de gordura, o dimensionamento inadequado desse equipamento, a conexão parcial à rede de esgoto e a falta de ligação ao sistema disponível.
Orientação Técnica
Além das inspeções, o Trato por Criciúma oferece orientações para que os moradores compreendam as adequações necessárias em cada imóvel.Ao longo desses anos de atuação do Programa, a população tem demonstrado maior interesse em buscar informações e regularizar as instalações, embora a participação na primeira vistoria ainda deva aumentar.
“Os moradores estão compreendendo a importância da regularização e buscando o programa para receber orientações e realizar as adequações. No entanto, precisamos de uma adesão maior à vistoria para que possamos repassar os direcionamentos mais adequados a cada situação”, ressalta a engenheira.
Como solicitar uma vistoria
Após a correção das instalações e a verificação das condições do imóvel, o morador recebe um documento que comprova a regularização hidrossanitária e a correta ligação ao (SES) operado pela CASAN.
Dados do Trato por Criciúma
Bairros que estão recebendo visitas: Centro, Operária Nova, Santa Augusta, Pinheirinho, Santa Bárbara, São Luiz, Michel, Pio Corrêa, Comerciário, Próspera, Jardim Maristela, Nossa Senhora da Salete, Brasília e São Cristóvão
• Imóveis vistoriados: 7811
• Imóveis regulares: 5923
• Imóveis regulares após vistoria: 3677
• Imóveis ainda irregulares: 1888
• Esgoto que deixou de ser lançado no ambiente sem tratamento: 425 milhões de litros (Equivalente a aproximadamente 29 mil caminhões limpa-fossa com 15.000 litros cada)
.jpg)
