Profissionalismo, Sustentabilidade, Competência & Inovação Companhia Catarinense
de Águas e Saneamento
[30/05/2019 12:12]

Serviço de coleta e tratamento começa a ser faturado em Ituporanga

 

Importância do Serviço de Esgotamento Sanitário

Com um conjunto de obras de esgotamento sanitário em execução no Estado, e com diversos sistemas entrando em operação, a CASAN busca levar aos moradores a importância desse serviço. Quando não tratado de forma adequada, o esgoto pode contaminar o meio ambiente e prejudicar a saúde das pessoas.

No esgoto há micro-organismos que podem causar diversos problemas de saúde. Entre as principais doenças relacionadas com a ausência de esgotamento sanitário estão Diarreia Aguda, Febre Tifoide, Cólera e Hepatite. O sistema de coleta e tratamento evita a contaminação das pessoas e a transmissão de doenças.

A engenheira sanitarista e ambiental Fabiane Tasca Goerl, do Setor de Operação e Manutenção de Esgoto Sanitário (SOMEG) da Superintendência Regional Norte Vale do Itajaí, destaca que os serviços de esgotamento sanitário incluem muito mais do que a coleta de casa em casa, permitindo o transporte até a estação de tratamento, onde ocorrem vários processos físicos, químicos e biológicos para tratar o esgoto e devolvê-lo de modo seguro à natureza.

Assim, da mesma forma que a coleta de lixo e seu destino adequado, a retirada do esgoto nas residências e seu tratamento são serviços essenciais para conservação ambiental, garantindo mais qualidade de vida e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

 

MAPA DO SITE