Projeto Mata Ciliar recebe nova premiação
Desenvolvido com suporte financeiro da CASAN, o Projeto Iberê recebe no dia 2 de agosto (Premiação foi transferida para o dia 30 de agosto) o Prêmio Expressão de Ecologia na modalidade Recuperação de Áreas Degradadas. O reconhecimento será entregue durante o Fórum de Gestão Sustentável, na sede da FIESC, em Florianópolis. Esse é a quarta premiação que o Projeto recebe na área ambiental (veja abaixo).
O trabalho é desenvolvido em sete municípios do Oeste que integram o Consórcio Iberê, em ação com pequenos produtores rurais e um conjunto de instituições. O convênio de cooperação entre o Consórcio Iberê e a CASAN foi estabelecido em 2006 e já permitiu o repasse de R$ 1,2 milhão para suporte a profissionais que trabalham de forma participativa com os agricultores.
O financiamento também permite a compra de materiais como mourões, arames, catracas, tramas, hastes, bebedouros para os animais, mangueiras e moto bombas, que permitem a construção de cercas para proteger e permitir a recuperação de Áreas de Proteção Permanente (APPs) ao longo de cursos de água.
Dessa forma o trabalho combate um dos principais problemas ambientais identificados nas propriedades rurais, que é a ocupação dessas áreas com o plantio de lavouras, de pastagens e para criação de gado.
Ao longo dos últimos anos, o Consórcio Iberê beneficiou mais de 400 famílias, isolando e recuperado aproximadamente 3 milhões de metros quadrados de áreas de preservação permanente – o equivalente a quase 300 campos de futebol.
Os resultados incluem melhoria na qualidade da água das nascentes e dos cursos de água, proteção do solo e retorno da fauna e flora, que ocorre naturalmente com a recuperação da vegetação.
“É um trabalho que temos muito orgulho de apoiar, que tem caráter ambiental pois é de grande importância para os recursos hídricos da região, e tem um retorno social, ajudando as famílias de pequenos agricultores a cuidarem melhor de suas terras e conservando a água que é fundamental também a eles”, destaca a engenheira Patrice Barzan, gerente de Meio Ambiente da CASAN.
“O principal objetivo do projeto é restabelecer a mata ciliar que tem função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, assegurando o bem-estar das comunidades”, reforça Gelciane Ap. Pereira Jordani, que integra a equipe executiva do projeto.
OUTROS RECONHECIMENTOS
Concedido pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA, atual IMA).
Selo Verde e o Prêmio Socioambiental Chico Mendes (INPRA)
Premiação em 2015, com conquista do Selo Verde e o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, do Instituto Internacional de Pesquisas e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes (INPRA), Organização Não Governamental com sede em Curitiba que concede a certificação a empresas que estimulam as boas práticas ambientais.
Prêmio ANA 2012
Municípios integrantes do Consórcio Iberê:
Chapecó
Guatambu
Caxambu do Sul
Planalto Alegre
Águas de Chapecó
São Carlos
Projetos desenvolvidos pelo Consórcio Iberê:
• Projeto de Preservação, Conservação, Recuperação e Manutenção das Matas Ciliares
• Projeto de Educação Ambiental nas Escolas • Projeto Protetor Ambiental Voluntário
• Projeto Seminário das Escolas
• Projeto Águas Subterrâneas
• Projeto Dejetos de Suínos
• Projetos Resíduos Sólidos
Parcerias do Consórcio Iberê:
- Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN)
- Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina
- Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
-2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental
- Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Chapecó, Irani e Bacias Contíguas
- Floresta Nacional de Chapecó
- Instituto Federal de Santa Catarina
- Universidade Federal da Fronteira Sul
- Universidade Comunitária da Região do Oeste
- Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó
- Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares.
Fotos: Tarla Leziane Wolski