Presença de rochas prolonga finalização de obras de esgoto em São José
A presença de rochas no solo e a necessidade de escavação de valas profundas − que chegam a até três metros de profundidade − estão fazendo com que as obras de esgoto da CASAN se prolonguem no Centro Histórico de São José.
A frente de trabalho de implantação de redes de coleta na rua Padre Cunha está nas proximidades do Instituto São José, onde o trânsito é orientado no sistema de Siga e Pare.
Estão também sendo ainda realizados trabalhos de acabamentos de Poços de Visita (PVs) nas redes de esgoto e de Caixas de Inspeção (CIs), que são os pontos em que no momento adequado o morador será orientado a fazer a ligação de seu esgoto ao sistema da CASAN. Os trabalhos seguem ainda para implantação de uma elevatória de esgotos atrás da Prefeitura Municipal.
O investimento no Projeto de Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Centro Histórico de São José e Ponta de Baixo é de R$ 10,8 milhões para o atendimento de cerca de 4,5 mil moradores da região.
Orientação aos moradores
A CASAN alerta aos moradores do Centro Histórico de São José e do bairro Ponta de Baixo que não façam ainda a ligação do esgoto residencial à rede coletora instalada em sua rua. A ligação só poderá ser executada quando houver a liberação por parte da CASAN. Essa orientação será amplamente divulgada e o proprietário receberá também um comunicado em sua fatura.
A ligação antes da autorização por parte da CASAN pode resultar em diversos problemas. Entre eles, extravasamento de esgoto nas ruas, já que a rede de coleta não está ainda em operação. Pode também ocorrer retorno do esgoto para os imóveis.
Fotos: Acervo CASAN