Plano de Ação estabiliza abastecimento em Concórdia
Dois meses depois de o Plano Emergencial ser colocado em ação é possível dizer que o sistema de abastecimento de água de Concórdia está normalizado. Os problemas recorrentes que vinham afetando as partes mais altas do município praticamente desapareceram após as medidas implementadas a partir de abril, ocorrendo atualmente apenas problemas pontuais de vazamentos ou rompimentos.
As ações a curto e médio prazo têm sido executadas por uma força-tarefa que aumentou a quantidade de funcionários na agência local. Conforme compromisso assumido com a Prefeitura, foram substituídos boosters (motor-bombas), quadros elétricos, redes e adutoras, aumentando a pressão da água para os bairros e loteamentos mais íngremes.
Uma das principais medidas para a solução dos problemas foi um alinhamento melhor entre a Companhia e a Secretaria Municipal de Obras, para que as repavimentações de vias programadas pela Prefeitura e as obras de saneamento sejam executadas de maneira integrada, evitando agravar problemas já existentes.
“A CASAN vem, nos últimos anos, resolvendo problemas crônicos e históricos de abastecimento de água no município”, destaca o superintendente da CASAN na Região Oeste, Daniel Scharf. As obras e investimentos de ampliação e melhoria no sistema se iniciaram ainda em 2015, com a ampliação da ERAB Jacutinga (Estação de Recalque de Água Bruta), nova ERAB Intermediária, ampliação da ERAB Suruvi, perfuração de um poço, nova de ETA com capacidade de 30l/s, nova adutora de água tratada na Linha São Paulo e aquisição de geofones.
Queda nas reclamações
Resultados positivos das ações implementadas nos últimos anos, associadas ao Plano de Ação Emergencial para a cidade, podem ser observados na redução das reclamações por falta de água. Os dados demonstram que a diminuição na quantidade de reclamações foi da ordem de 57% (veja gráficos abaixo), sendo 774 em 03/2019 e 332 em 04/2019.
“Embora 332 ainda seja um número significativo, é importante ressaltar que à medida que as ações vão sendo concluídas a quantidade de reclamações vai diminuindo. E também é importante contextualizar que Concórdia é uma cidade de mais de 70 mil moradores, com quase 26 mil economias de água e uma topografia muito difícil, onde a operação do sistema de abastecimento nos traz muitos desafios”, diz o chefe da Agência Concórdia, engenheiro Cristian Marquezi.
O Plano de Ação
Nº |
AÇÃO |
SITUAÇÃO |
1 |
Contratação de caminhões-pipa |
ATENDIDO |
2 |
Incremento de pessoal na Agência para os serviços operacionais |
ATENDIDO |
3 |
Ampliação da Estação de Recalque de Água Tratada 6 |
ATENDIDO |
4 |
Ampliação da Estação de Recalque de Água Tratada 15 |
ATENDIDO |
5 |
Ampliação do sistema de supervisão e controle a distância |
ATENDIDO |
6 |
Contratação de empresa especializada para o serviço de manutenção de redes |
EM ANDAMENTO |
7 |
Contratação de empresa especializada para o serviço de execução de redes |
EM ANDAMENTO |
8 |
Instalação de Dataloggers para monitoramento on-line de pressão |
EM ANDAMENTO |
9 |
Ampliação da Estação de Recalque de Água Tratada 4 |
EM ANDAMENTO |
10 |
Ampliação Estação de Recalque de Água Tratada 1B |
EM ANDAMENTO |
11 |
Instalação de novo Booster 6B |
EM ANDAMENTO |
12 |
Instalação de novo Booster Bairro Arvoredo |
EM ANDAMENTO |
13 |
Ampliação da Estação de Recalque de Água Tratada 16 |
EM ANDAMENTO |
14 |
Nova Adutora Portinari e ERAT1C |
EM ANDAMENTO |