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de Águas e Saneamento
[27/05/2019 10:26]

Plano de Ação estabiliza abastecimento em Concórdia

Dois meses depois de o Plano Emergencial ser colocado em ação é possível dizer que o sistema de abastecimento de água de Concórdia está normalizado. Os problemas recorrentes que vinham afetando as partes mais altas do município praticamente desapareceram após as medidas implementadas a partir de abril, ocorrendo atualmente apenas problemas pontuais de vazamentos ou rompimentos.

As ações a curto e médio prazo têm sido executadas por uma força-tarefa que aumentou a quantidade de funcionários na agência local. Conforme compromisso assumido com a Prefeitura, foram substituídos boosters (motor-bombas), quadros elétricos, redes e adutoras, aumentando a pressão da água para os bairros e loteamentos mais íngremes.

Uma das principais medidas para a solução dos problemas foi um alinhamento melhor entre a Companhia e a Secretaria Municipal de Obras, para que as repavimentações de vias programadas pela Prefeitura e as obras de saneamento sejam executadas de maneira integrada, evitando agravar problemas já existentes.

“A CASAN vem, nos últimos anos, resolvendo problemas crônicos e históricos de abastecimento de água no município”, destaca o superintendente da CASAN na Região Oeste, Daniel Scharf. As obras e investimentos de ampliação e melhoria no sistema se iniciaram ainda em 2015, com a ampliação da ERAB Jacutinga (Estação de Recalque de Água Bruta), nova ERAB Intermediária, ampliação da ERAB Suruvi, perfuração de um poço, nova de ETA com capacidade de 30l/s, nova adutora de água tratada na Linha São Paulo e aquisição de geofones.

Queda nas reclamações

Resultados positivos das ações implementadas nos últimos anos, associadas ao Plano de Ação Emergencial para a cidade, podem ser observados na redução das reclamações por falta de água. Os dados demonstram que a diminuição na quantidade de reclamações foi da ordem de 57% (veja gráficos abaixo), sendo 774 em 03/2019 e 332 em 04/2019.

“Embora 332 ainda seja um número significativo, é importante ressaltar que à medida que as ações vão sendo concluídas a quantidade de reclamações vai diminuindo. E também é importante contextualizar que Concórdia é uma cidade de mais de 70 mil moradores, com quase 26 mil economias de água e uma topografia muito difícil, onde a operação do sistema de abastecimento nos traz muitos desafios”, diz o chefe da Agência Concórdia, engenheiro Cristian Marquezi.

 

 

           

 

O Plano de Ação

 

AÇÃO

SITUAÇÃO

1

Contratação de caminhões-pipa

ATENDIDO
Foram contratados três caminhões, além de um da CASAN

2

Incremento de pessoal na Agência para os serviços operacionais

ATENDIDO
Agência conta com oito novos funcionários

3

Ampliação da Estação de Recalque de Água Tratada 6

ATENDIDO

4

Ampliação da Estação de Recalque de Água Tratada 15

ATENDIDO

5

Ampliação do sistema de supervisão e controle a distância

ATENDIDO

6

Contratação de empresa especializada para o serviço de manutenção de redes

EM ANDAMENTO

7

Contratação de empresa especializada para o serviço de execução de redes

EM ANDAMENTO

8

Instalação de Dataloggers para monitoramento on-line de pressão

EM ANDAMENTO
Instalação programada para junho

9

Ampliação da Estação de Recalque de Água Tratada 4

EM ANDAMENTO

10

Ampliação Estação de Recalque de Água Tratada 1B

EM ANDAMENTO

11

Instalação de novo Booster 6B

EM ANDAMENTO
Base pronta, instalação em etapa de finalização

12

Instalação de novo Booster Bairro Arvoredo

EM ANDAMENTO
Base pronta e previsão de instalação em junho/julho

13

Ampliação da Estação de Recalque de Água Tratada 16

EM ANDAMENTO
Prazo: 31/12/2019

14

Nova Adutora Portinari e ERAT1C

EM ANDAMENTO
Prazo: 31/12/2019

 

 

 

 

           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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