Oficina discute adoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na CASAN
Em 2021, a CASAN se integrou ao Movimento ODS Santa Catarina, programa formado por instituições comprometidas com a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense e que impulsiona os compromissos da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.
A Agenda 2030 é formada por 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que buscam como resultado a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.
A oficina “CASAN e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, realizada na tarde desta quinta-feira (7), teve como objetivo apresentar detalhadamente os 17 ODS, discutir como adotá-los e reunir ideias e opiniões num futuro plano de ação para a Companhia.
Por meio da ferramenta online Mentimeter, os participantes puderam interagir remotamente, enviando sugestões instantâneas para os facilitadores da oficina – Viviane de Paula, da Gerência da Universidade Corporativa (GUC) da Companhia; Carlos Augusto Pedra, da Gerência de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (GMA); e Karling Fernanda Schuster, da Superintendência Regional de Negócios do Oeste (SRO).
Apesar da missão da CASAN estar diretamente relacionada ao Objetivo 6 – assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos –, a ideia é desenvolver todos os demais objetivos, por meio de iniciativas internas e externas. “Muitos ODSs têm correlação. Às vezes, um deles não terá aplicabilidade direta na empresa, mas podemos desenvolvê-lo indiretamente”, lembrou Fernanda.
A partir da oficina, será possível formar um grupo de trabalho para tratar especificamente do assunto, disseminando-o dentro da Companhia. “Foi um pontapé inicial, trazendo a discussão para a CASAN. A gente consegue ver com essa oficina quem tem interesse em trabalhar com os ODS, quem quer se aprimorar ou aprender um pouco mais. Até dezembro, vamos oferecer uma nova oficina sobre o assunto”, explicou Viviane.
O 10º Encontro Técnico da CASAN prossegue até esta sexta-feira. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: https://10encontrotecnico.casan.com.br.





Imagens: Acervo CASAN