Obras de esgoto na Estrada Dário Manoel Cardoso prosseguem neste o sábado
As equipes responsáveis pela instalação da rede de esgotamento sanitário na região do Sítio de Baixo (Estrada Dário Manoel Cardoso, em Ingleses) trabalham neste sábado, ao longo de todo o dia. O trânsito será mantido em meia pista no trecho onde acontecem as escavações, com orientação por meio de placas Pare/Siga.
Em alguns pontos, a profundidade das valas pode chegar a quatro metros. Na região há redes de abastecimento de água e drenagem urbana que demandam um cuidado extra na execução dos trabalhos, tornam o serviço mais completo e estão prolongando o tempo de execução da obra.
Embora seja uma via de tráfego intenso, a Dário possui alternativas de desvio. Neste sábado, as intervenções serão realizadas entre a Rua Quadrangular e a Servidão Manoel Laureano dos Santos. Nesse trecho, uma rota alternativa é a Estrada João Gualberto Soares.
O projeto
Viabilizado a partir de uma ação conjunta da CASAN, Governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis, a ampliação da rede de esgotamento sanitário de Ingleses e Santinho está recebendo investimentos de R$ 84 milhões, financiados junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Serão mais de 60 km de rede instalada, cerca de 5 mil ligações domiciliares, além de estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade para depurar 105 litros/segundo, em nível terciário, que beneficiarão uma população de mais de 40 mil moradores fixos e praticamente o triplo durante a temporada.
Mesmo após a instalação da rede e dos ramais, os esgotos residenciais ainda não podem ser conectados à rede, uma vez que ela ainda não está em operação. No momento adequado, quando todo o sistema estiver implantado e a ETE entrar em funcionamento, os moradores serão avisados pela CASAN de que as ligações poderão ser efetivadas.
