[13/12/2023 11:22]
Nova ETE Potecas: CASAN monitora qualidade da água do Rio Forquilhas
Em conjunto com a construção da nova ETE Potecas, uma das maiores obras de esgotamento sanitário de Santa Catarina, a CASAN executa o monitoramento da qualidade da água e da vazão do Rio Forquilhas, que corta São José. O trabalho faz parte dos programas de licenciamento ambiental de instalação do empreendimento.
A coleta de amostras para acompanhamento da qualidade é realizada todos os meses, em três pontos ao longo do rio próximos à nova Estação de Tratamento de Esgoto de Potecas. São também registrados todos os meses dados sobre a vazão do Rio Forquilhas, com o objetivo de acompanhar as variações de acordo com as diferentes estações do ano.
Com as medições será possível estabelecer uma base de dados e comparar a qualidade da água e a vazão do Rio Forquilhas antes, durante e após a implantação da nova ETE Potecas.
As avaliações continuarão após a conclusão da obra, permitindo avaliações sobre a nova tecnologia, que prevê o tratamento terciário. Esse é o processo mais completo adotado altamente em unidades de depuração do esgoto.
“O monitoramento do rio é fundamental para acompanhamento do fluxo d'água, antes e depois do tratamento. São dados que também ajudarão os operadores a ajustarem os processos de depuração e trabalharem com os volumes variáveis que vão chegando na estação, assegurando a conformidade dos padrões ambientais”, informa Ana Carolina Mattei Garcia, profissional que integra o Projeto Socioambiental e os Programas Ambientais da ETE Potecas.
Imagens: Projeto socioambiental ETE Potecas / Acervo CASAN