Laguna: moradores de Ponta das Pedras recebem orientações sobre ligação de esgoto
		
		
		A localidade da Ponta das Pedras está recebendo as equipes do programa Trato por Laguna, executado em uma parceria entre CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) e Prefeitura. O objetivo é orientar os moradores sobre a importância de conectar corretamente seus imóveis à rede coletora de esgoto.
Equipes técnicas estão percorrendo as ruas e visitadas as residências do bairro, explicando como deve ser feita a ligação adequada e esclarecendo dúvidas sobre o funcionamento do Sistema de Coleta e Tratamento operado pela Companhia. O trabalho busca garantir que o esgoto doméstico seja coletado e tratado de forma correta, evitando o despejo irregular na rede de drenagem, no solo ou no mar.
		“É mais uma região de Laguna em que as equipes vão até os moradores orientar sobre o sistema de esgoto, as ligações corretas, a importância da caixa de gordura, entre vários outros assuntos. É diálogo e orientação técnica muito importante para conservação do ambiente em Laguna e para a saúde pública”, explica o chefe da CASAN no município e gestor do Trato por Laguna, Diego Rodrigues Medeiros.
		
		 “O uso correto do sistema evita entupimentos, mau cheiro e contaminação de rios, praias, lençóis freáticos e problemas de saúde pública”, complementa a engenheira ambiental Taize Vieira, da JPR Ambiental, empresa que executa o Trato por Laguna a serviço da CASAN.  “A ligação adequada é essencial para manter o bairro mais limpo, saudável e sustentável, refletindo diretamente na valorização dos imóveis e na qualidade de vida dos moradores”, complementa.
Agende sua vistoria
Desde 2021, o programa Trato por Laguna já vistoriou mais de 15 mil imóveis. Os bairros que estão recebendo visitas e orientação técnica gratuita são Portinho, Bela Vista, Progresso, Esperança, Centro, Vila Vitória, Magalhães, Navegantes, Mar Grosso, Jardim América e Campo de Fora.
Para agendar uma vistoria ou esclarecer dúvidas, os moradores podem fazer contato com a equipe do Trato por Laguna pelo WhatsApp (48) 99611-7706.
Trato por Laguna
Inspeções realizadas desde janeiro de 2021: 15.452
Certificados: 5.693
Matrículas vistoriadas: 7.181
Imóveis que já estavam regulares desde a primeira inspeção: 1.185
Imóveis regularizados após orientação do programa: 4.508
Imóveis ainda irregulares: 1.307
Principais irregularidades encontradas
Caixa de gordura: 4.971
Esgoto na rede pluvial: 439
Pluvial na rede de esgoto: 1.720
Imóvel não conectado na rede: 1.950
.jpg)
Trato por Laguna / Acervo CASAN
 
                 
                     
                    