JICA - LICITAÇÃO DEFINE EMPRESAS PARA OBRAS EM PIÇARRAS/ BARRA DO SUL
A primeira etapa do Programa de Saneamento Ambiental de Santa Catarina via financiamento da CASAN com a Agência Internacional de Cooperação Japonesa (JICA), com recursos globais de R$ 404 milhões, começa a sair do papel e entrar na fase de licitação das obras previstas para os municípios contemplados. A CASAN abre nesta segunda- feira , 28 , às 10h, a primeira etapa da concorrência pública internacional , quando serão qualificadas as empresas para execução das obras de implantação das redes de esgotamento sanitário para os municípios de Balneário Barra do Sul e Piçarras, no Norte do Estado. A segunda etapa será a concorrência pelo melhor preço. .
De acordo com o Gerente de Construção da CASAN e gestor do Programa da JICA, engenheiro Fábio Krieger, a expectativa é de que todo o processo esteja concluído até o mês de maio, quando poderá ser assinada a ordem de serviço para as obras que tem prazo de execução de 28 meses, a partir de seu início. O Programa de Saneamento Ambiental dos municípios litorâneos foi assinado entre o Governo do Estado, a JICA e a CASAN em março de 2010, em Tóquio, no Japão, e tem o objetivo de garantir a balneabilidade das praias e a atividade da maricultura, proporcionando ainda a melhoria da qualidade de vida da população. O financiamento internacional abrange também o município de Bombinhas e a Capital, Florianópolis, onde serão aplicados cerca de 80% do total dos recursos. As licitações para obras nestes municípios estão previstas para o decorrer deste ano.
Nesta sexta-feira , 25, , o Diretor de Planejamento e Relações com o Poder Concedente, Osny Souza Filho; o Diretor de Expansão da Casan , Adelor Vieira ; o gerente de Construção, engenheiro Fábio Krieger, técnicos da Casan e do Consorcio Catarinasan ( que revisa e atualiza dos projetos da Jica), estiveram reunidos na prefeitura de Piçarras com o prefeito Leonel Martins e sua equipe. O objetivo foi o de esclarecer e informar sobre os recursos destinados para o municipio dentro do programa ambiental e que são da ordem de R$ 29 milhões . Os investimentos permitirão a realização de obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário, que prevê a construção de cinco estações elevatórias e uma estação de tratamento de esgotos, além da implantação da 44 quilômetros de rede , gerando 3.398 ligações prediais.
* Assessoria de Imprensa /Casan - 28/01/13
Outras informações - 48 - 3221 50 34/ 9101 8946