Jica acompanha início da primeira obra de saneamento com recursos japoneses
Jica acompanha início da primeira obra de saneamento com recursos japoneses
Técnicos da Agência japonesa acompanham assinatura da ordem de serviço do Sistema de Esgotos de Balneário Barra do Sul nesta sexta-feira.
Para acompanhar o início da primeira obra do Programa de Saneamento Ambiental assinado em 2010, em Tóquio, uma comitiva da Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA) chegou ao Estado. Mauro Inoue, coordenador de Projetos, e Fábio Takahashi, novo gestor do Programa, estarão nesta sexta-feira,12, na cidade de Balneário Barra do Sul, Litoral Norte, onde às 15 horas será assinada pelo Governador Raimundo Colombo a Ordem de Serviço autorizando a construtora Itajuí Engenharia a colocar as máquinas na rua.
A solenidade acontece na Prefeitura Municipal e além do Governador contará com a participação do Prefeito Ademar Henrique Borges e do Diretor Presidente da CASAN, Valter Gallina.
A Jica financia também projetos de saneamento em Florianópolis, Bombinhas e Piçarras. O mais avançado é o de Barra do Sul, investimento de R$ 38.787.821,32 milhões que prevê uma rede de coleta de 32,4 quilômetros de extensão, uma estação de tratamento de esgoto com vazão de 80 litros por segundo, sete estações elevatórias e 2.931 ligações domiciliares.
A primeira obra com recursos japoneses em Florianópolis deverá ser o sistema de esgotamento sanitário dos Ingleses, cuja Licença Ambiental Prévia (LAP) foi emitida na semana passada pela Fundação de Meio Ambiente (Fatma). Nas próximas semanas a CASAN acredita que poderá lançar o edital de licitação desta obra, que vai beneficiar uma população superior a 60 mil pessoas no Norte da Ilha.
Na tarde desta quinta-feira, dia 11, os dois técnicos japoneses visitarão a estação de tratamento de esgoto insular, na cabeceira da Ponte Pedro Ivo, e estações de tratamento no Sul da Ilha e Lagoa da Conceição. A comitiva também conhecerá a área nos Ingleses que deve receber a nova ETE.
BARRA DO SUL
A primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário de Balneário Barra do Sul faz parte do pacote de obras viabilizada através da linha de financiamento obtida pela CASAN junto à JICA (Agência Japonesa de Cooperação Internacional). O investimento de R$ 38 milhões 788 mil vai beneficiar 17 mil 543 habitantes, que inclui a população residente no município e aquela flutuante que procura o balneário na temporada de Verão. O percentual de cobertura com coleta e tratamento de esgoto no município com a conclusão das obras passa a ser de 75% da população urbana.
Serão executadas 2 mil 931 ligações domiciliares interligada a uma rede de coleta com extensão de 32 mil 466 metros. O Sistema prevê ainda 9 mil 260 metros de emissários e sete estações elevatórias. O tratamento acontecerá numa Estação de Tratamento de Esgoto com capacidade para tratar uma vazão de até 80 litros por segundo. A empresa Itajui Engenharia, vencedora da licitação para execução da obra, tem 28 meses para concluir os trabalhos a partir da entrega da ordem de serviço.
Foto: Comitiva de técnicos japoneses acompanham início da primeira obra do Programa de Saneamento. (Divulgação CASAN)
_____________________________________________
Assessoria de Comunicação Social
acs@casan.com.br