Estudantes do IFSC visitam Estação de Tratamento de Esgotos da CASAN
Trinta estudantes da sétima fase do Curso Técnico em Saneamento do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis, realizaram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ingleses, operada pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento). A atividade proporcionou uma imersão prática nos desafios e soluções relacionados ao saneamento e à preservação ambiental da região.
A visita foi iniciada com uma palestra conduzida pelo engenheiro ambiental da JPR Ambiental e coordenador do projeto Trato pela Costa Norte, Tiago Contarato Trés. Ele apresentou o programa, destacando objetivos, estratégias e a importância da participação ativa da comunidade no cuidado com o meio ambiente.
Durante a apresentação, o engenheiro ressaltou que o programa vai além das ações técnicas. “É um processo que envolve educação, fiscalização, conscientização das pessoas e, em alguns casos, situações de crimes ambientais”, afirmou.
Os estudantes conheceram a estrutura da ETE e observaram de perto o funcionamento da unidade, sua capacidade de tratamento e os processos utilizados. Durante a visita ainda foram demonstradas algumas das técnicas aplicadas no programa para identificação de ligações clandestinas de esgoto, como os testes de fumaça, vídeo inspeção e o teste do corante, que também foi realizado pela turma.
Os professores do IFSC, Rolando Nunes Córdova e Mariana Molleri de Limas Fonseca, acompanharam os estudantes e foram recepcionados por Francisco Pimentel, chefe do Setor Operacional de Esgoto da Unidade Costa Norte da CASAN e gestor do Trato pela Costa Norte.
Lançado em março de 2024, o Programa Trato pela Costa Norte tem como missão identificar focos de poluição por descarte irregular de esgoto e melhorar a qualidade ambiental das praias e bairros do Norte da Ilha. Com mais de 4 mil vistorias realizadas até o momento, o programa prevê mais de 7 mil inspeções em imóveis nas regiões dos Ingleses, Rio Vermelho, Canasvieiras, Jurerê, Praia Brava, entre outras.
O trabalho oferece orientação técnica gratuita, mesmo em áreas ainda não atendidas por rede coletora de esgoto, e por envolver moradores, lideranças locais e instituições em um esforço conjunto por um litoral mais limpo e sustentável.
Imagens: Trato pela Costa Norte / Acervo CASAN