Profissionalismo, Sustentabilidade, Competência & Inovação Companhia Catarinense
de Águas e Saneamento
[19/02/2020 16:36]

Esclarecimento sobre a Estação Elevatória de Esgoto Barreiros

Diante da noticiada confirmação de liminar, pela 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça, a CASAN esclarece novamente que a Estação Elevatória de Barreiros está dimensionada dentro de todas as normas técnicas e ambientais para uma unidade de bombeamento, mas infelizmente continua recebendo contribuição de água da chuva, sendo possível verificar que a operação da estrutura é prejudicada, precisamente, nos dias de alta pluviosidade – o que só comprova a influência indevida de sistemas clandestinos de drenagem pluvial, conectados irregularmente na rede coletora de esgotos operada pela CASAN.

A unidade foi dimensionada para receber somente esgoto e bombeá-lo até a Estação de Tratamento, mas para minimizar os transtornos causados pelas chuvas e ligações irregulares a Companhia investiu apenas nos últimos dois anos R$ 3.439.493,19 em melhorias operacionais na Elevatória, além de todos os contratos contínuos de manutenção e um gerador de energia elétrica fixo no local.         

   Principais investimentos na EEE:

 •  Gradeamento mecanizado automático;

 •  Dois novos conjuntos motobomba submersível para ampliação da vazão de recalque;

 •  Bloqueador de Dutos - tipo duplo;

 •  Substituição dos Painéis de Comando dos Motores;

 • Substituição de parte do Emissário de Recalque da Estação Elevatória e do emissário de gravidade do Sistema de Esgotamento Sanitário Potecas/São José.

 Em andamento:

   - Instalação de novo conjunto motobomba para jogar areia para um classificador a fim de retirar a água que dificulta a operação normal do sistema de bombeamento.

A Companhia lembra também que a unidade é monitorada remotamente por meio de um Sistema Supervisório composto por 5 técnicos de saneamento que, em caso de problema, acionam de imediato a equipe de manutenção que trabalha em regime de 24 horas.

Em consonância ao determinado pelo desembargador Paulo Henrique Moritz Martins da Silva, relator do caso no Tribunal, a CASAN está elaborando um projeto definitivo não apenas para a Estação Elevatória, mas para todo o Sistema de Esgotamento de São José, uma solução que se adeque ao crescimento populacional do município. A Companhia está acabando de entregar duas grandes obras de implantação de rede e vai iniciar, tão logo seja assinado o Contrato de Programa, o processo de construção de uma nova Estação de Tratamento, anseio da população e solicitação da Prefeitura Municipal.

MAPA DO SITE