CASAN reitera necessidade do uso consciente de água na Grande Florianópolis
- A estiagem na Região Metropolitana da Grande Florianópolis atinge nessa quinta-feira seu 135º dia, pois desde 28 de maio não se registra uma chuva capaz de encharcar o solo e recarregar mananciais;
- Essa é, portanto, a estiagem que mais castiga os rios que abastecem a Grande Florianópolis em termos de duração (quatro meses e meio) e de intensidade, já que o volume de chuvas é, em alguns momentos, 60% abaixo do habitual para o período, que já é historicamente baixo;
- A captação de água bruta no Rio Vargem do Braço, o Pilões, principal manancial da Grande Florianópolis, está nesse momento 55% abaixo de seu volume habitual;
- Mesmo assim, a Companhia reitera que vem conseguindo manter o abastecimento sob controle, com monitoramento online e permanente em mais de 200 pontos do Sistema Integrado, que incluem as captações, estações de tratamento, motorbombas, estações de recalque, reservatórios e registros de rede;
- Ao contrário do possa parecer, em termos de abrangência a estiagem prolongada afetou, em algum momento, o abastecimento de 10% dos usuários, moradores de ruas mais altas ou de pontas de rede, locais mais distantes das unidades de tratamento;
- Acompanhando o assunto pelo noticiário e pelas Redes Sociais, milhares de usuários têm atribuído equivocadamente à estiagem problemas pontuais e rotineiros, gerados por rompimentos de rede ou vazamentos em bairros sequer afetadas pelos problemas decorrentes da falta de chuva.
- Para evitar que mensagens de texto e áudio confundam a opinião pública e dificultem o atendimento das equipes de consertos, a Companhia lembra que o 0800 643 0195, o aplicativo CasanSC e o chat online 24 horas no site www.casan.com.br são os canais adequados para relatar problemas e se informar sobre o abastecimento;
- Apesar da baixa intensidade, a chuva de 12mm registrada no último domingo colaborou para que a semana tenha se iniciado estabilizada, mas as altas temperaturas e o alto consumo provocam nova intermitência no Sistema nesta quinta-feira, afetando 10 bairros da Região Metropolitana;
- É muito importante a população voltar a reduzir o consumo, principalmente a grande maioria que em nenhum momento dessa crise hídrica foi afetada. A colaboração de todos tem sido fundamental para atravessar esse longo período.
- A CASAN agradece a todos que têm colaborado e compreendido o momento, reitera que tem trabalhado sem parar para mitigar os transtornos e prevê que, com novas operações e melhorias, conseguirá nos próximos dias reforçar o abastecimento das ruas mais prejudicadas com a intermitência do Sistema.
Fotos: Acervo CASAN