CASAN investe no combate a fraudes na Região Metropolitana

Em mais uma ação voltada para garantir a eficiência dos serviços de abastecimento, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) está investindo no treinamento de profissionais para combate a fraudes na Região Metropolitana de Florianópolis. A atividade será executada em parceria com um consórcio de fiscalização orientado pela Divisão Comercial de Serviços da Região Metropolitana (DICME) e por técnicos operacionais da Companhia.
O objetivo do consórcio é atuar em serviços comerciais de alta complexidade, buscando reduzir as perdas comerciais e agilizar o processo de renovação de hidrômetros. A meta é reduzir ligações irregulares ou os populares “gatos”, que utilizam a água sem passar pelos processos oficiais de cobrança. Durante a capacitação foram trabalhados temas como identificação e caracterização de fraudes, a padronização dos procedimentos e critérios de notificação, processos de correção da irregularidade e instalação de novos hidrômetros.
Inicialmente, serão capacitadas 20 equipes nos municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Balneário Piçarras, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, Florianópolis e São José, considerando a necessidade de atuação simultânea em diversos municípios da Região Metropolitana e do Litoral Norte. A capacitação foi priorizada nessas áreas devido ao alto volume de ligações e à complexidade das demandas, mas a expectativa da CASAN é expandir futuramente os treinamentos pelo Estado.
“Esse é um importante esforço que a Companhia está executando para capacitação das equipes, pensando no aumento das demandas no verão e também para prosseguir a atuação no período posterior. Já fizemos o treinamento com uma primeira turma do setor operacional, e uma segunda já está prevista para essa primeira semana de dezembro”, explica a chefe da Divisão Comercial de Serviços da Região Metropolitana e responsável pelas ações de treinamento, Claudia Fernandes.
.jpeg)
.jpeg)
Fotos: Acervo CASAN.