Profissionalismo, Sustentabilidade, Competência & Inovação Companhia Catarinense
de Águas e Saneamento
[31/07/2019 09:52]

CASAN integra Conselho Fiscal da nova diretoria da AESBE

Única mulher entre presidentes das 22 Companhias Estaduais de Saneamento, a engenheira Roberta Maas dos Anjos, diretora-presidente da CASAN, integra o novo Conselho Fiscal da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento, eleito nesta terça-feira, em Recife.

Durante a Assembleia Geral Ordinária da Aesbe foi eleita a nova Diretoria, composta pelo Presidente, Vice-presidentes Regionais e Conselho Fiscal, para atuação até 2021. O engenheiro civil Marcus Vinícius Fernandes Neves, presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), foi o escolhido para presidir a Associação. Para o cargo de vice-presidente foi escolhido Ricardo Soavinski, presidente da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), que já ocupa o cargo atualmente.

A presidente da CASAN, Roberta Maas dos Anjos, compõe o Conselho fiscal da nova Diretoria, ao lado de James da Silva Serrador, da Caer (Companhia  de  Águas e Esgotos de Roraima) e de Roberto Sérgio Ribeiro Linhares, da Caern (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte).

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) reúne associadas que atuam em 4.030 municípios. Entre os princípios da entidade está a defesa da gestão regional para o saneamento, um modelo que possibilita aos municípios menores e de baixa renda o acesso à água e ao esgotamento sanitário por meio da economia de escala e do subsídio cruzado.

Em seu primeiro discurso, Marcus Vinicius defendeu como prioridade de sua gestão trabalhar o Marco Regulatório do Setor de Saneamento, para que seja construída uma legislação que  garanta segurança jurídica e que permita também  justiça social. Ele lembrou que as MPs que perderam validade foram substituídas pelo Projeto de Lei 3261, que já tramitou no Senado em primeira votação e se encontra na Câmara Federal.

“O processo de saneamento é complexo, amplo,  mas estou confiante no diálogo  e entendimento com os deputados para que cheguemos a um modelo de Marco Regulatório para  buscarmos a tão sonhada universalização dos serviços de saneamento e uma  melhor prestação de serviços para o povo brasileiro”, afirmou o novo titular da Aesbe.

Diretoria eleita da Aesbe para o biênio 2019/2021

Presidente: Marcus Vinícius Fernandes Neves, da Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba).

Vice-presidente: Ricardo Soavinski, da Saneago (Companhia de Saneamento de Goiás).

Vices-presidentes Regionais:

Região Centro-Oeste

Ricardo Soavinski –Saneago

Região Norte

Armando do Valle, da Cosama (Companhia de Saneamento do Amazonas).

Região Nordeste 1

Neuri Freitas, da Cagece (Companhia de Água e Esgoto  do Ceará).

Região Nordeste 2

Rogério Cedraz,da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento).

Região Sudeste

Carlos Eduardo Tavares de Castro, da  Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais).

Região Sul

Cláudio  Stábile, da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná).  

Conselho fiscal:

-Roberta Maas, da Casan (presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento).

-James da Silva Serrador, da Caer (Companhia  de  Águas e Esgotos de Roraima).

-Roberto Sérgio Ribeiro Linhares, da Caern (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte).
 

Nova Diretoria da Aesbe 2019/2021. Da esquerda para a direita: Carlos Eduardo Tavares de Castro (Copasa), vice-presidente Regional Sudeste; Neurisângelo Freitas (Cagece), vice-presidente Nordeste 1; Cláudio Stábile (Sanepar), vice-presidente Sul; Marcus Vinícius Neves (Cagepa), presidente da Aesbe; Ricardo Soavinski (Saneago), vice-presidente Centro-Oeste; Armando do Valle (Cosama), vice-presidente Norte; Rogério Cedraz (Embasa), vice-presidente Nordeste 2; Roberto Sérgio Ribeiro Linhares (Caern), membro do Conselho Fiscal; Roberta Maas (Casan), membro do Conselho Fiscal; e James da Silva Serrador (Caer), membro do Conselho Fiscal. 

 


Presidentes e representantes de Companhias Estaduais de Saneamento


Marcus Vinícius Neves durante seu primeiro discurso como presidente da Aesbe. Fotos: Aluisio Moreira

 

MAPA DO SITE