CASAN inicia novo trecho da rede de esgoto no Saco Grande
A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) iniciará um novo trecho das obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário no Bairro Saco Grande, em Florianópolis. A nova etapa começa na segunda-feira (15) com a execução do assentamento de rede coletora de esgoto na Rua João Gonzaga da Costa. As obras têm previsão de duração de 10 dias, podendo variar conforme às condições climáticas.
Devido à necessidade de escavação do solo, motoristas que trafegam pela região devem ficar atentos à sinalização. Durante o período das 7h às 18h, o tráfego fica em meia-pista. Em alguns momentos, podem ocorrer bloqueio total para a movimentação do maquinário, impedindo o acesso e a saída das ruas: Vergílio; Fantini; Cardeal; Donícia Maria da Costa; Elaine Cristina da Silva; Servidão Betânia; Rua da Apicultura; Travessa das Abelhas e Servidão Luiz Gonzaga Figueiredo. Após o período de obras, o tráfego fluirá normalmente.
A Companhia recomenda que usuários do transporte coletivo também fiquem atentos ao itinerário dos ônibus que passam pelas vias em obras. A linha V-174 (Saco Grande via João Paulo / Barreira do Janga) terá seu itinerário alterado com a impossibilidade dos ônibus acessarem a Rua João Gonzaga da Costa e a Rua dos Apicultores (ponto final). A alternativa seria a utilização de pontos mais próximos, localizados na Rod. Virgílio Várzea.
A implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário nos bairros Saco Grande, Monte Verde e João Paulo conta com investimento de R$196 milhões, com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Após a finalização da obra, a pavimentação da via será feita pela Prefeitura, conforme previsto em convênio. Para garantir maior eficiência na execução, a empresa responsável pelo asfaltamento pode aguardar a conclusão de um volume específico de intervenções antes de iniciar a recomposição do pavimento.
Ligações à rede ainda não estão autorizadas
A CASAN reforça que as ligações domiciliares ao Sistema de Esgotamento ainda não estão autorizadas. Os consumidores devem aguardar a autorização que será amplamente divulgada nos canais oficiais da companhia, fatura de água e visitas de agentes do Programa Socioambiental. As ligações à rede feitas antes da conclusão do Sistema podem gerar retorno do esgoto para o imóvel e extravasamento em vias públicas, causando prejuízo ao meio ambiente e à saúde.
Dúvidas e informações
A CASAN disponibiliza o contato do Programa Socioambiental para informações e esclarecimentos pelo número de Whatsapp (48) 991545691.