CASAN executa melhorias na Estação de Tratamento de Água de Porto Belo
Unidade de produção da água tratada que atende Porto Belo e Bombinhas, a ETA de Porto Belo está passando por reformas que resultarão em mais qualidade no abastecimento.
Uma das principais melhorias é a troca do material filtrante, o que resulta em melhor qualidade da água tratada. Outra alteração importante é a instalação de válvulas que permitem a automatização da ETA, que traz ganhos no controle da produção de água, pois o processo de lavagem dos filtros, que era feito de forma manual.
Além disso, está em construção na ETA uma nova sala de controle operacional. Nesse espaço ficará o laboratório, onde são realizadas análises para controle de qualidade da água, e o sistema supervisório, que permite o acompanhamento online das diversas unidades que compõem o Sistema Integrado de Abastecimento de Porto Belo e de Bombinhas.
“A sala ficará no segundo andar, possibilitando uma visão panorâmica de todo o tratamento e facilitando a detecção de qualquer problema”, explica o engenheiro Guilherme Cardoso Vieira, do Setor de Manutenção e Operação de Água da Gerência Operacional da Superintendência Metropolitana da CASAN.
O novo espaço também ficará ao lado dos filtros da ETA, permitindo que operadores verifiquem visualmente qualquer alteração no tratamento. Além disso, serão instalados nesse local pontos de chegada de água tratada, decantada, flotadada, filtrada e bruta, possibilitando um maior número de análises em um menor período de tempo.
Troca de válvulas é uma das melhorias na ETA
Mais profissionais na ETA
Outra melhoria é a organização de um espaço na ETA para abrigar a base operacional do Setor de Manutenção e Operação de Água, o Somag. Nesse setor trabalharão em conjunto, dando suporte à região, um técnico em mecânica, um eletrotécnico e um técnico em saneamento.
Estão ainda em execução melhorias na lagoa de decantação, que é uma primeira etapa no processo de tratamento da água que abastece Porto Belo e Bombinhas. Está sendo implantada uma caixa de recepção de água bruta, com vertedor para medição de vazão e canal para mistura de produtos químicos.
“A obra trará um melhor controle da vazão de entrada na lagoa, uma melhor dosagem de produtos para o tratamento e, por consequência, uma melhor qualidade na água decantada dentro da lagoa e também da água que é levada aos moradores”, complementa Guilherme.
Operacionalização do equipamento floco-flotador também garante maior qualidade ao processo de tratamento. Fotos: Arley Reis / GCS
______________________________________
Gerência de Comunicação Social da CASAN
Fones: (48) 3221.5034 – 3221.5035 – 3221.5036
Jornalista Arley Reis DRT/SC 746 areis@casan.com.br
Jornalista Suzete Antunes DRT/RS 5588 santunes@casan.com.br
Jornalista Ricardo Stefanelli DRT/RS 5371 ristefanelli@casan.com.br (48) 9136.9345