[06/10/2025 13:55]
CASAN conclui dois terços da obra da nova ETA Biguaçu
Obra da ETA Biguaçu. Foto: Acervo CASAN.
A nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Biguaçu está com 66% de sua obra concluída. A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) instalou esta semana duas linhas de decantadores, utilizados para separar resíduos por densidade, e iniciou a montagem das passarelas entre os tanques da estrutura. A maior parte do material foi pré-fabricado em aço inoxidável para agilizar o andamento da construção, que tem um investimento de R$ 86,3 milhões.
"No estágio atual da obra, já temos instalados todos os flocodecantadores, que combinam os processos de floculação e decantação e ajudam a remover partículas e impurezas da água, restando apenas as montagens finais. Além disso, finalizamos boa parte dos tanques do sistema e agora vamos montar as linhas dos filtros ao longo de outubro", explica o engenheiro Sanitarista Bruno Kossatz, responsável pela obra. Além das estruturas, a Companhia já executou 90% de todas as concretagens no local.
Quando concluída, a ETA Biguaçu poderá tratar mais de 24 piscinas olímpicas de água por dia, um volume que será destinado ao Sistema Integrado de Abastecimento da Grande Florianópolis. O benefício será direcionado de forma especial às áreas mais afastadas da ETA Cubatão, em Palhoça, reforçando a vazão de água para os municípios do Sistema Integrado. A previsão da CASAN é de que a nova Estação esteja concluída até o início de 2026.
Fotos: Acervo CASAN.