Barra do Sul entrará no seleto grupo de cidades litorâneas com tratamento de esgoto
Balneário Barra do Sul caminha para reforçar o potencial turístico sustentável do litoral catarinense. Com as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário, promovidas pela CASAN, a cidade incrementa o percentual de saneamento ao longo do Atlântico e entra para o seleto grupo de municípios preocupados com o desenvolvimento social e do meio ambiente.
As obras em Balneário Barra do Sul vão beneficiar 52% da população – incluindo os veranistas. Além de todos os ganhos em saúde pública, gestão ambiental e valorização imobiliária, o turismo é um dos setores que tende a ganhar grande visibilidade com ações de saneamento.
“Hoje em dia, saneamento básico é sinônimo de turismo de qualidade. Qualquer pessoa preocupada com balneabilidade, saúde e valorização em curto prazo busca cidades com saneamento básico para veranear, para conhecer e até morar. Denota claramente que há uma preocupação por parte dos agentes envolvidos com o desenvolvimento de uma cidade”, analisa o turismólogo, Wesley Vieira Miguel, que atua diariamente com turistas que buscam o litoral norte para lazer.
“Observando o cenário regional, certamente Balneário Barra do Sul viverá um período pré e pós as obras de saneamento. São divisores de momentos no setor turístico”, reforça Wesley.
Na cidade, há um investimento total de R$ 46.798.047,00 na implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário, provenientes de um financiamento junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Ao todo, serão 3.091 residências que deverão se conectar ao sistema de tratamento, beneficiando diretamente 17.500 pessoas. Neste momento, os trabalhos se concentram na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Pinheiros.
Restando poucos quilômetros de rede coletora de esgoto a serem implantados na região central de Balneário Barra do Sul, a CASAN optou por concentrar sua atuação na ETE. O objetivo é não alterar o cotidiano da cidade durante a temporada de verão, quando o apelo turístico pelo balneário pesqueiro ganha maior intensidade.


.jpg)