Novos sistemas de bombeamento melhoram distribuição de água em Indaial
A CASAN coloca em funcionamento nos próximos dias dois novos sistemas de bombeamento para melhoria da distribuição de água na cidade de Indaial. Um dos novos boosters – o sétimo instalado esse ano – será finalizado nesta quinta-feira (21), beneficiando aproximadamente oito mil moradores dos bairros Encano, Encano Baixo e Do Sol.
Os serviços serão executados na rua Dr Blumenau, em frente à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) a partir de 8h, exigindo a interrupção no abastecimento nos bairros Sol, Encano e parte do Centro. O trabalho será executado até meio dia, com retorno gradativo do fornecimento de água no período da tarde.
Outro novo booster está previsto para ser instalado ainda esta semana, ou início da próxima, na Rua Santo Antonio, levando mais água para aproximadamente mil moradores do bairro João Paulo II.
“Os novos sistemas de bombeamento são muito importantes, pois aumentam a capacidade de distribuição de água na cidade, principalmente para residências em regiões mais altas. Esse booster da Rua Dr Blumenau é uma reivindicação da comunidade que estamos atendendo”, informa o chefe da agência de Indaial, Antônio Carlos Fink.
Ao todo, estão previstos R$ 5,6 milhões de investimentos no sistema de abastecimento de Indaial − um dos maiores aportes da CASAN em abastecimento nos municípios da Superintendência Norte Vale do Itajaí.
Diversas melhorias já foram implementadas ao longo desse ano. Entre elas, a ampliação da Estação de Recalque de Água Tratada (que elevou a capacidade de distribuição de água na cidade de 170 litros por segundo para 240 litros por segundo) e a implantação ou substituição de mais de 14 quilômetros de novas redes de abastecimento.
Outros investimentos importantes estão previstos até 2019, como a instalação de dois novos reservatórios, aumentando em quase 70% a capacidade de reservação atual. Um deles será instalado na Rua Camboriú, no bairro Rio Morto, com capacidade de 2 milhões de litros, e o outro no bairro Encano, com capacidade de 350 mil litros, a ser implantado na parte alta da Rua Hilda Elias.
Além disso, o município ganhará uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) modelo compacta, com capacidade de 50 litros por segundo. A unidade será instalada junto à estrutura já existente, ampliando para 260 litros por segundo a capacidade total de tratamento.
Indaial também receberá investimentos na ampliação de seu Sistema de Esgotamento Sanitário. A nova etapa, que receberá R$ 17 milhões, atenderá o bairro Tapajós, onde serão beneficiados mais de 7 mil moradores. O projeto está em etapa final de homologação e a expectativa da CASAN é que a obra seja iniciada no primeiro semestre de 2018.


.jpg)