Especialistas debatem em Florianópolis controle da qualidade da água
O controle de qualidade da água para abastecimento público foi o foco da 32ª Reunião da Câmara Técnica de Controle de Qualidade da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE). No período da manhã de quarta-feira, primeiro dia de atividades, profissionais das Companhias de Saneamento visitaram a maior unidade de tratamento de água da CASAN, a Estação de Tratamento de Água José Pedro Horstmann, localizada em Palhoça. No período da tarde, foram iniciadas as discussões técnicas, nas dependências do Hotel Mercure, bairro Itacorubi.
“A realização da reunião em Florianópolis proporcionou contato com especialistas em saneamento de todo o Brasil. Além disso, nos trouxe oportunidade para oferecer uma capacitação a 20 profissionais da CASAN envolvidos com controle de qualidade da água”, destaca o bioquímico da CASAN Rafael Luiz Prim, que desde julho desse ano coordena a Câmara Técnica de Controle de Qualidade da AESBE.
Primeira divisão técnica criada pela AESBE, no ano de 2003, a Câmara de Qualidade direciona seus esforços ao controle da água de abastecimento público, sem deixar de lado outras questões importantes do dia a dia das empresas de Saneamento − entre elas a gestão de riscos e novas regras para licitações de projetos e o Plano de Segurança da Água no Brasil.
Com credibilidade consolidada junto ao Ministério da Saúde, os profissionais que a compõem participam dos processos de revisão das portarias de potabilidade de água, em especial a portaria vigente (2.914/11- MS).
Um projeto aplicado à Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, para melhoria da qualidade da água tratada; monitoramento e controle de processo em ETAs, gestão de riscos e parâmetros de qualidade da água em reservatórios foram alguns dos diversos temas discutidos no encontro.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Uma visita técnica na manhã desta quarta-feira à Estação de Tratamento de Água José Pedro Horstmann deu início a 32ª Reunião da Câmara Técnica de Controle de Qualidade da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE). Até sexta-feira, aproximadamente 80 profissionais compartilham em Florianópolis conhecimentos e se capacitam para a contínua melhoria da água que atende o abastecimento público no país.



Discussões técnicas foram realizadas nas dependências do Hotel Mercure, integramdo aproximadamente 80 profissionais de todo o país
Gerência de Comunicação Social da CASAN
Fones: (48) 3221.5034 – 3221.5035 – 3221.5036
Jornalista Arley Reis DRT/SC 746 areis@casan.com.br
Jornalista Suzete Antunes DRT/RS 5588 santunes@casan.com.br
Jornalista Ricardo Stefanelli DRT/RS 5371 ristefanelli@casan.com.br (48) 99136.9345