Chuvas: mais uma semana de trabalho intenso para manter os sistemas de abastecimento
Em mais uma semana de chuvas intensas no Estado, equipes de todas as superintendências se uniram em trabalho ininterrupto para manter o funcionamento dos sistemas de abastecimento.
Em Rio do Sul, uma das cidades mais afetadas, a agência da CASAN ficou alagada, diversos bairros ficaram isolados e, ainda assim o abastecimento de manteve, com equipes atendendo casos pontuais.

Investimento da Companhia nas bombas anfíbias para Rio do Sul, e também para os municípios de Ascurra, Mafra, Canoinhas, Indaial, Ituporanga, Laurentino, Agronômica, Aurora, Lontras, Apiúna e Rodeio garantiu o fornecimento de água para a população mesmo em meio às enxurradas.

Em cada uma das cidades as equipes se envolveram no trabalho de auxílio à população – até mesmo em atividades sem relação direta com os sistemas de abastecimento. Em Lontras, em apoio à Defesa Civil e à Prefeitura, os funcionários se engajaram no processo de reconstrução e limpeza da cidade, afetada pelas cheias do Itajaí-Açu.

Em Mafra, equipes fizeram a recomposição das lajotas onde ocorreram rompimentos de redes, evitando críticas da população em função dos estragos nas ruas e melhorando a imagem da Companhia.

Em Ascurra, colegas se mobilizaram para esclarecer a população sobre rumores de deslizamento que poderia estar comprometendo unidades da CASAN. A GCS foi acionada e com auxílio do facebook da Companhia fez um alerta de esclarecimento.

Vendaval e falta de energia
Na Região Oeste, um dos principais desafios dos últimos dias foi a falta de energia, provocada pelas chuvas e ventos fortes. Coronel Freitas, Piratuba, Anchieta, Iporã do Oeste, Salto Veloso, Xaxim, Caibi, Palmitos, São Miguel do Oeste, Pinhalzinho, Cunha Porã, Salto Veloso e Palma Sola estão entre os municípios onde estações de tratamento de água, poços, ou estações de recalque apresentaram problemas e dificultaram o trabalho das equipes.
Alagamentos e deslizamentos
O vendaval e as chuvas também trouxeram muitos entraves ao trabalho das equipes da SRS.
Em Correia Pinto, deslizamento próximo ao hospital provocou diversos prejuízos. Entre eles, o rompimento de adutora, corrigido com trabalho braçal, sem condições de auxílio de máquinas.

Em São José do Cerrito, desmoronamento da BR 282 impede o deslocamento dos funcionários, que moram em Lages, até a agência. A travessia do trecho desbarrancado tem sido feita a pé. A chuva continua, mas felizmente o abastecimento se mantém regularizado.


Em Bom Retiro, a água do rio quase chegou ao quadro de comando.

Em Otacílio Costa, acesso ao bairro de Fátima alagado, comprometendo equipamento da Companhia.

Fones: (48) 3221.5034 – 3221.5035 – 3221.5036
Jornalista Arley Reis DRT/SC 746 areis@casan.com.br
Jornalista Suzete Antunes DRT/RS 5588 santunes@casan.com.br
Jornalista Ricardo Stefanelli DRT/RS 5371 ristefanelli@casan.com.br (48) 99136.9345