Chuvas intermitentes sobre o Estado exigem superação de equipes para manter abastecimento
Equipes da CASAN de todas as Superintendências têm se esforçado ao máximo nas últimas duas semanas para manter em operação ou recuperar os sistemas de abastecimento comprometidos pelas fortes e persistentes chuvas, minimizando os transtornos à população.
Com problemas em muitas captações que foram alagadas, rompimentos de redes provocados por desmoronamentos de solo encharcado e a alta turbidez da água captada, o que dificulta e até impede o tratamento, foram dias de trabalho pesado e intenso, mas que demonstram o espírito público e a superação permanente dos funcionários da Companhia, um sentimento que sempre se impõe em momentos de dificuldade.
O primeiro dos grandes acidentes surgiu na Grande Florianópolis, onde o rompimento de três adutoras de água captada junto ao Rio Pilões exigiu um trabalho extraordinário das equipes encarregadas de recompor o sistema. Em meio à chuva intensa e à lama, numa área de difícil acesso, funcionários de Florianópolis, São José, Biguaçu e Santo Amaro enfrentaram 30 horas ininterruptas de trabalho estafante, acampando no local até reerguer as tubulações de ferro no meio da tarde seguinte. O trabalho precisou de reforço na estrutura de suporte da adutora de modo a suportar a pressão da água, deixando o abastecimento da região comprometido por pelo menos seis dias.
No fim de semana seguinte as dificuldades começaram a surgir em outras cidades e agências, sempre causado pelas chuvas intermitentes que caem sobre o Estado. O esforço de todas as equipes, porém, tem de ser reconhecido. A cada instante surge um novo problema, com bombas submersas em rios, unidades alagadas, rompimentos de adutora, falta de energia elétrica etc, mas sempre com pronta resposta das agências e das Superintendências.
As ações emergenciais para recuperação dos sistemas têm sido compartilhadas - em textos, fotos e vídeos - nos recém-criados grupos WhatsApp de gestores da CASAN, e também foram levadas ao Quadro de Avisos, garantindo informações aos usuários. O presidente Valter Gallina acompanhou o empenho das equipes e agradece a postura profissional de cada um dos colegas.
“Parabéns pelo trabalho de todos. Sei que foram momentos de muita dedicação para minimizar os transtornos de nossos clientes. Mas sei também que empenho não falta. Nosso muito obrigado a todos”, ressaltou o presidente em uma das mensagens enviada aos quatro grupos WhatsApp das Superintendências, colocando a si próprio e à Diretoria à disposição para ajudar no que for necessário. Parabéns a todos os envolvidos.
As imagens a seguir mostram apenas alguns exemplos das equipes em campos, em trabalho para recuperar os sistemas


.jpg)
Recuperação da adutora de Pilões

Conserto de rede em São José
Conserto da bomba flutuante em Luiz Alves

Limpeza da Barragem de Agrolândia


Recuperação de rede rompida por deslizamento em Benedito Novo
Gerência de Comunicação Social da CASAN
Fones: (48) 3221.5034 – 3221.5035 – 3221.5036
Jornalista Suzete Antunes DRT/RS 5588 santunes@casan.com.br
Jornalista Ricardo Stefanelli DRT/RS 5371 ristefanelli@casan.com.br (48) 99136.9345