CASAN reformula projeto da Estação de Tratamento de Esgotos de Potecas
Com investimento de mais de R$ 3 milhões, a CASAN está revitalizando a Estação de Tratamento de Esgotos de Potecas, localizada em São José.
Redimensionamento do sistema de entrada dos efluentes nos reatores (o coração da unidade de tratamento), recuperação dos canais de distribuição e troca de toda a cobertura estão entre as obras que farão com que a unidade opere com maior eficiência.
A modernização da unidade faz parte de um conjunto de investimentos que a CASAN está realizando em São José, e que serão detalhados pelo presidente da Companhia, Valter Gallina, na próxima terça-feira, dia 14.
Obras em andamento
Com a otimização dos reatores, responsáveis pelo primeiro estágio de depuração na Estação de Tratamento de Esgotos de Potecas, serão obtidos também melhores resultados nas lagoas de estabilização, onde ocorre a segunda etapa de tratamento. O trabalho está em plena execução para que ainda neste primeiro semestre os reatores otimizados entrem em operação.
A reformulação da ETE inclui também a construção de um acesso de veículos para retirada do lodo de fundo dos reatores. Além disso, será construído um prédio para abrigar uma centrífuga com capacidade de desidratar 70 metros cúbicos de lodo por hora.
“Será a maior unidade de desidratação de lodo em operação da Companhia, já projetada para atender todas as necessidades futuras da unidade quando entrar em operação a ampliação do sistema de esgotamento sanitário de São José”, explica o superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Lucas Arruda.
Controle do odor
Para moradores da região uma das principais melhorias é a troca de toda a cobertura dos reatores anaeróbios, já em execução. A nova cobertura flutuante, em lona rígida de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), garante mais segurança e resistência física no ambiente da unidade de tratamento de esgotos.
A estrutura é projetada para permanecer inflada, tem sistema de drenagem da água da chuva e vedação completa. Com isso, os gases produzidos serão confinados e encaminhados para queima, permitindo uma redução do odor gerado no processo de depuração.
"Vamos ao mesmo tempo otimizar a unidade e eliminar o odor”, complementa o engenheiro sanitarista Lucas Arruda.
A Estação de Tratamento de Esgotos de Potecas é uma das primeiras implantadas pela CASAN na Grande Florianópolis, em operação desde a década de 1990. Com o passar dos anos, o entorno passou a ser ocupado, e começaram a surgir reclamações dos novos moradores em função do odor gerado durante a deputação.
Desde 2010 funciona com reator anaeróbio (com ausência de oxigênio) além de três lagoas de estabilização. Atende uma população de 86 mil 769 habitantes, moradores de São José e da parte continental de Florianópolis, trabalhando com uma vazão média de 277 litros por segundo. Tem capacidade para tratar até 417 l/s e vai também atender as novas áreas de São José contempladas em projetos de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário.


Projeto está possibilitando a troca de toda a cobertura dos reatores anaeróbios

Otimização dos reatores vai também levar a melhorias no funcionamento das lagoas de estabilização
Gerência de Comunicação Social da CASAN
Fones: (48) 3221.5034 – 3221.5035 – 3221.5036
Jornalista Arley Reis DRT/SC 746 areis@casan.com.br
Jornalista Suzete Antunes DRT/RS 5588 santunes@casan.com.br
Jornalista Ricardo Stefanelli DRT/RS 5371 ristefanelli@casan.com.br (48) 9136.9345