CASAN REFORÇA EQUIPES PARA RESOLVER CASOS PONTUAIS DE DESABASTECIMENTO NA GRANDE FLORIANÓPOLIS APÓS
A CASAN está com equipes reforçadas para avaliar os relatos de desabastecimento, especialmente os registrados no 0800.643-0195. Operações técnicas especiais estão destinando mais volume a pontos onde há relatos de que a água retornou mas voltou a faltar, pois o alto consumo - totalmente justificável - exige reforço na pressão.
Em relatos de regiões nas quais a água não voltou - geralmente situadas em partes mais altas de ruas - está sendo feita também uma checagem dos boosters (bombas), que podem ter sido prejudicadas pela alta pressão utilizada após o retorno da adutora de Pilões, rompida na madrugada de domingo.
As áreas onde há relatos de desabastecimento ou intermitência devido à baixa pressão continuam sendo as da Bacia do Itacorubi, envolvendo o Córrego Grande, Carvoeira, Trindade e proximidades, bem como partes mais altas de Biguaçu e São José. No Continente temos relatos de intermitências, mas em número reduzido. Estamos avaliando.
A inspeção técnica em alguns imóveis que têm relatado falta de água em ruas já abastecidas tem encontrado casos com registros fechado no cavalete. Em condomínios pode ocorrer a entrada de ar nas bombas e falha nas boias. Esses problemas impedem a chegada da água e por isso a CASAN recomenda uma revisão em registros e cavaletes, principalmente nos casos em que a vizinhança já está abastecida.
A Estação de Tratamento de Água (ETA Cubatão), que abastece a Grande Florianópolis, está recebendo um volume de água 15% maior do que a habitual, na ordem de 2.800 litros por segundo. Esse número confirma que está solucionado o problema da captação do Rio Pilões, restando agora os ajustes na distribuição.
Usuários devem conferir se os registros dos seus imóveis estão abertos para receber água da rede:
Algumas medidas que ajudam a diminuir o consumo de água: