CASAN implanta Laboratório Central para preparo de soluções químicas
A CASAN está implantando um Laboratório Central de Preparo e Soluções Químicas para se tornar autônoma no atendimento de seus 13 Laboratórios de Controle de Qualidade dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.
Nessa nova unidade serão preparadas as soluções e reagentes utilizados para as análises físico-químicas e reagentes de cloro, em substituição aos kits que anualmente são adquiridos no mercado.
O Lacesq está sendo implantado no Centro Integrado de Operação e Manutenção (CIOM), onde anteriormente funcionava o Laboratório de Esgotos da Superintendência da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, e funcionará sob responsabilidade da Divisão de Políticas da Qualidade (DIPOQ), ligada à Gerência de Políticas Operacionais (GPO).
Atualmente a estrutura física do local está sendo adequada e estão em tramitação os processos de compra dos insumos e materiais necessários ao funcionamento do setor. A expectativa é de que o laboratório inicie suas atividades no segundo semestre desse ano.
O estudo de viabilidade realizado para dar subsídio à implantação do Lacesq demonstra um retorno significativo em termos de redução de despesas, com uma economia estimada em R$ 1 milhão ano para a Companhia.
“Além disso, como temos um grande número de sistemas de esgoto para entrar em operação nos próximos anos, os estudos de viabilidade nos demonstram que devemos ter uma redução de custos em mais 40 mil reais por ano para cada novo SES”, informa o gerente de Políticas Operacionais, Rodrigo Maestri.
A autonomia na preparação de soluções e reagentes trará também mais confiabilidade às análises e ao controle de qualidade realizado pela Companhia. Os estudos para implantação do novo setor foram realizados pela bióloga Leda Freitas Ribeiro e pela técnica em saneamento Elisabete Petry, em conjunto com o técnico José Luiz Westrup, do LAE Criciúma.
A CASAN realiza atualmente mais de 35 mil análises anuais que utilizam kits comerciais para controle de qualidade da água distribuída para a população e dos efluentes finais de suas estações de tratamento de esgotos.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

Fotos: Felipe Ferreira/GCS
Gerência de Comunicação Social da CASAN
Fones: (48) 3221.5034 – 3221.5035 – 3221.5036
Jornalista Arley Reis DRT/SC 746 areis@casan.com.br
Jornalista Suzete Antunes DRT/RS 5588 santunes@casan.com.br
Jornalista Ricardo Stefanelli DRT/RS 5371 ristefanelli@casan.com.br (48) 9136.9345