CASAN finaliza temporada com recorde de produção de água e orienta consumo consciente no Carnaval
Com uma produção média de 170 milhões de litros de água tratada por dia somente para Florianópolis, a CASAN vem garantindo uma temporada tranquila para moradores e turistas do Litoral.
A soma da produção desde o Natal até esta semana chega a quase 10 bilhões de litros só na Capital. Diante desse altíssimo consumo, a Companhia orienta o uso consciente de água tratada no Carnaval, quando o Estado receberá milhares de visitantes novamente.
A quantidade de água produzida nos últimos 60 dias para a cidade equivale, por exemplo, à metade do volume da Lagoa do Peri, o maior manancial de água doce do litoral de Santa Catarina, com 21 bilhões de litros de água. A quantidade se equipara também a 4 mil piscinas olímpicas de 2,5 milhões de litros cada.
O pico de produção ocorreu no dia 15 de janeiro, um domingo com temperaturas superiores a 37 graus, quando foram produzidos para atender moradores e turistas da Capital um total de 185 milhões e 725 mil litros de água. O recorde anterior pertencia ao dia 8 de fevereiro de 2016, segunda-feira de Carnaval, quando o consumo atingiu 156 milhões de litros em Florianópolis.
Os dados foram divulgados diariamente no site da CASAN e demostram que a produção de água atendeu diariamente mais do que o dobro da população fixa da Capital.
Investimentos e segurança operacional
“A grande quantidade de pessoas e as altas temperaturas são grandes desafios para a Companhia, mas fizemos grandes investimentos, como o Sistema Flocodecantador, novas adutoras e reservatórios, que trouxeram segurança operacional ao abastecimento das cidades do Litoral atendidas pela CASAN”, diz o diretor-presidente, Valter Jose Gallina.
Na Grande Florianópolis, a marca de 220 milhões de litros/dia de água tratada foi ultrapassada quase todos os dias. “Em todas as unidades mantivemos produção máxima e contamos com o trabalho de uma equipe comprometida, que garantiu a mais tranquila temporada da CASAN das últimas décadas”, avalia o engenheiro Gallina.
Fique atento a orientações simples para conter o desperdício:
- Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba.
- Não tome banhos demorados.
- Cheque vazamentos e não deixe torneiras pingando.
- Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova, toalha de papel, guardanapo ou esponja e jogue no lixo.
- Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los. Ensaboe toda a louça e depois enxágue todas as peças.
- Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais.
- Aproveite a água da chuva para regar as plantas e o jardim. Opte por regar as plantas de manhã cedo ou no fim do dia.
- Respeite a capacidade do imóvel: se uma residência foi projetada para seis pessoas, sua capacidade de abastecimento de água também está dimensionada para essa ocupação.
- A reserva domiciliar é fundamental para evitar a falta de água em uma residência. Para definir o tamanho da caixa de água, considere 200 litros por dia por pessoa. E lembre-se: se você aluga seu imóvel, ou recebe muitos familiares, é importante aumentar a reserva.

Quantidade de água produzida nos últimos 60 dias para a cidade equivale, por exemplo, à metade do volume da Lagoa do Peri, o maior manancial de água doce do litoral de Santa Catarina, com 21 bilhões de litros de água
.jpg)
Em operação desde dezembro de 2015, o flocodecantador ampliou a capacidade de tratamento de água captada nos rios Pilões e Cubatão de 2 mil litros por segundo para 3 mil litros por segundo. Essa unidade é responsável por quase 50% da água consumida no Sistema Integrado de Abastecimento de Florianópolis. Foto: Acervo CASAN

Produção de água tratada é divulgada diariamente pela Companhia desde o dia 26 de dezembro, com link para os dados a partir do site da CASAN

___________________________________________________________________
Gerência de Comunicação Social da CASAN
Fones: (48) 3221.5034 – 3221.5035 – 3221.5036
Jornalista Arley Reis DRT/SC 746 areis@casan.com.br
Jornalista Suzete Antunes DRT/RS 5588 santunes@casan.com.br
Jornalista Ricardo Stefanelli DRT/RS 5371 ristefanelli@casan.com.br (48) 99136.9345