CASAN encerra Operação Verão com sucesso
Mesmo sob chuva, o Carnaval encerra com sucesso a Operação Verão que fez desta temporada a melhor da CASAN nos últimos 20 anos em termos de abastecimento de água.
Planejada a partir de maio do ano passado, em oito meses a operação permitiu projetar, licitar e realizar obras que ampliaram em até 28% a capacidade de fornecimento de água em algumas localidades do litoral catarinense, região de maior afluxo de pessoas durante a estação.
O resultado pode ser celebrado a partir desta quarta-feira (18), quando o número de visitantes é reduzido e o consumo volta aos patamares habituais.
A chuva torrencial que causou transtornos em diferentes cidades na véspera do Carnaval e se manteve com intensidade variável durante o feriadão trouxe mais trabalho para as equipes de plantão da CASAN, mas não comprometeu a Operação Carnaval, considerada o último grande desafio do verão 2014-2015.
Na região da Grande Florianópolis, em função de alagamento de algumas ruas os serviços de manutenção e consertos nas redes exigiram agilidade dos trabalhadores, porém não chegaram a prejudicar o abastecimento. Os festejos acontecem tanto no Centro como em diferentes bairros de Florianópolis e a execução de diversas obras e melhorias desde meados de 2014, assim como o reforço das equipes de plantão, garantiram regularidade no serviço.
“Apesar de forte, a chuva não afetou a captação nos rios Vargem do Braço e Cubatão", informa o superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Carlos Alberto Coutinho. Assim o funcionamento da Estação de Tratamento de Morro dos Quadros, que é prejudicado quando a água fica muito turva, foi normal. Também não foi preciso acionar os caminhões-pipa contratados para necessidades emergenciais.
Em Laguna, onde a população de 51,5 mil moradores chega a triplicar no Carnaval, o abastecimento também foi garantido com regularidade. A CASAN atua na cidade com produção de água tratada em 10 sistemas de médio porte e somente na Praia do Sol houve necessidade de acionamento de caminhões-pipa para atender o aumento da demanda no abastecimento.
“Mesmo no domingo, dia que nos deixa mais apreensivos pois Laguna tem tradição em um bloco que reúne aproximadamente 150 mil pessoas, conseguimos manter o serviço com qualidade”, informa o chefe da agência, Renato Lopes.
Em Porto Belo a chuva recuperou a vazão do Rio Perequê e também da lagoa de reserva implantada pela CASAN, permitindo abastecimento normal em todo o feriadão. De acordo com o chefe da agência local da CASAN, José Lucas Guerreiro, a Estação de Tratamento de Água foi mantida com "um ótimo funcionamento", produzindo água tratada com índice de 0.26 de turbidez na saída da ETA (o índice permitido é de até 1.0). Na rede, as análises mostraram água com 0.30 de turbidez, sendo que o índice permitido pela legislação é de até 5.0.
“Estávamos com uma imensidão de pessoas na cidade e conseguimos cumprir nosso compromisso no abastecimento”, comemora José Lucas. Nas semanas anteriores ao Carnaval, Porto Belo e Bombinhas tiveram o abastecimento prejudicado pela estiagem e baixíssima vazão do Perequê, agravadas pela má distribuição do rio já que a captação da empresa Conasa, que fornece água para Itapema, está localizada em um nível superior ao ponto de captação da CASAN, que atende Bombinhas e Porto Belo.
Responsável pela agência de Itá, cidade que tem um dos principais carnavais na região Oeste, Edson Comin também avalia o período como positivo. Nos cinco dias de festa apenas uma ocorrência mais grave foi registrada. Na segunda-feira houve um rompimento de adutora, mas o sistema foi normalizado na parte da tarde pelos funcionários de plantão.
Agora, a equipe de Itá se prepara para um outro desafio: conscientizar a população para a necessidade de instalar caixas d´água. “Como não temos problemas de desabastecimento em Itá, 70% dos moradores não têm caixa d´água. Mas é importante que cada um tenha a sua reserva, pois no caso de uma manutenção de rede ou conserto de vazamento é possível aguardar a realização do serviço sem depender somente da água da rede”, explica Comin. Nos meses de março e abril os clientes de Itá receberão nas faturas mensagens incentivando a instalação da caixa de água em suas residências.
“A CASAN atende a maioria das cidades catarinenses e cada uma delas nos traz diferentes desafios”, lembra o diretor-presidente da Companhia, engenheiro Valter Gallina.
“No verão nossa preocupação em grande parte se volta ao litoral, mas a região Oeste também exige atenção e investimentos. Passado os principais picos do verão, seguimos nosso planejamento para cumprir a missão da CASAN, que é fornecer água tratada, coletar e tratar esgotos, promovendo qualidade de vida e desenvolvimento sustentável”, complementa Gallina.
Nas próximas semanas, o processo licitatório para implantação do Sistema Integrado de Abastecimento do Rio Chapecozinho terá uma importante etapa, com a abertura das propostas financeiras para execução da obra. O projeto do Chapecozinho é o maior da história da Companhia, num investimento de R$ 200 milhões para beneficiar Chapecó, Xanxerê, Xaxim e Cordilheira Alta.
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Arley Reis / areis@casan.com.br
Gerência de Comunicação Social da CASAN
Ricardo Stefanelli / rstefanelli@casan.com.br
Assessor de Imprensa da Presidência da CASAN