Profissionalismo, Sustentabilidade, Competência & Inovação Companhia Catarinense
de Águas e Saneamento
[26/05/2017 11:39]

Relatos pontuais de desabastecimento são avaliados caso a caso

Com um número reforçado de equipes nas ruas da Grande Florianópolis, a CASAN repete a operação iniciada quinta-feira, de avaliar pontualmente eventuais relatos de desabastecimento. Desde terça-feira à noite a Grande Florianópolis também está sendo abastecida com água captada no Rio Pilões, após o conserto da adutora que recebe água daquele manancial.

Os relatos de intermitências ou de desabastecimento, cujo número é bem reduzido na manhã desta sexta-feira, fazem com que a Companhia avalie caso a caso, pois a água chegou a todas as áreas das cinco cidades da Grande Florianópolis: São José, Biguaçu, Santo Amaro, Palhoça e a Capital.

São muitos os casos de pessoas que relatam não ter água em casa, mas o vizinho ao lado tem. Quando isso ocorre, é possível garantir que a água já está circulando naquela rua. Chamadas para verificar o problema, as equipes da Companhia têm encontrado registros fechados no cavalete (a ilustração anexa ajuda o usuário a checar quando o hidrômetro está aberto ou fechado). Em condomínios, tem sido comum encontrar bombas com ar dentro ou boias falhando. Problemas como esses, recorrentes após interrupções no fornecimento, impedem a chegada da água ao imóvel.

Por isso a CASAN recomenda uma revisão em registros e cavaletes, principalmente nos casos em que a vizinhança já está abastecida. "Pedimos aos usuários que por ventura ainda estejam com algum problema verificar se o registro do cavalete está aberto ou se a bomba da cisterna, quando possuir, está funcionando", orienta o engenheiro Rodrigo Maestri, gerente de Operações. "Também recomendamos verificar a peneira antes do hidrômetro para ver se não está entupida". Se verificadas estas situações e nada estiver errado, o usuário deve ligar para o 0800.643.0195 e registrar a ocorrência.

Em relatos de regiões nas quais a água não voltou - geralmente situadas em partes mais altas de ruas - está sendo feita também uma checagem dos boosters (bombas), que podem ter sido prejudicadas pela alta pressão utilizada após o retorno da adutora de Pilões, rompida na madrugada de domingo.

Ao mesmo tempo em que cada caso é avaliado pontualmente, manobras técnicas estão destinando mais volume a pontos onde há relatos de que a água retornou mas voltou a faltar, pois o alto consumo - totalmente justificável após o corte prolongado - está exigindo novos reforços na pressão.Nesta madrugada, a pressão da água para Itacorubi e Córrego Grande foi aumentada.

A Estação de Tratamento de Água (ETA Cubatão), que abastece a Grande Florianópolis, está com volume de distribuição 15% maior do que a habitual, na ordem de 2.800 litros por segundo. Esse número confirma que está solucionado desde as 22h30min de terça-feira o problema da captação do Rio Pilões, restando agora os ajustes na distribuição.



Redes sociais trazem relatos nos quais a água chegou à rua, mas o imóvel continua desabastecido

MAPA DO SITE