Conheça sua empresa: Gerência de Informática dá suporte às diversas áreas da CASAN
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Um monitor na parede ao lado da mesa do gerente de Informática, Fabrizio Ferrari, mostra como estão os sistemas de informação em toda área de abrangência da CASAN no Estado. Sinalizações em verde mostram as agências em pleno funcionamento. Sinais em laranja são alertas para a equipe, que imediatamente aciona técnicos para verificar qual o problema. Marcas em vermelho revelam locais em que o funcionamento está comprometido. A implantação de um novo Data Center, em 2011, para incremento da velocidade de processamento de informações é uma das conquistas da equipe. No Data Center ficam armazenados todos os sistemas que atendem a CASAN. Entre eles, bases de dados como o Badop água e o Badop esgoto (que armazenam informações sobre o local das instalações, entre outros dados), o Pirâmide (que auxilia na gestão administrativa da empresa), o sistema Comercial e o Sistema de Gerenciamento de Recursos Humanos. Para evitar interrupções nos trabalhos, a GIN mantém o Oracle RAC, um sistema formado por dois servidores. “Quando algum problema acontece em um dos servidores, nosso quadro funcional nem fica sabendo, pois o segundo entra em ação e todo trabalho pode continuar normalmente”, conta Fabrízio, lembrando que nos últimos cinco anos o percentual de disponibilidade dos sistemas foi de 99%. “Praticamente não temos paradas, toda informação está disponível para o trabalho, o que é muito importante para a Empresa”, ressalta o gerente. A manutenção de cópias de segurança é outra atribuição da gerência. “Equipamentos não são o mais importante, mas a informação que está nas máquinas. E está nas mãos da GIN garantir a segurança da informação”, lembra Fabrizio. Segundo ele, cópias de segurança são mantidas na Matriz, em fitas que são guardadas no cofre do almoxarifado central, e em uma empresa contratada com o objetivo de resguardar os backups. Além de zelar pela segurança da informação, prestar auxílio aos funcionários em relação aos equipamentos e buscar a renovação do parque de computadores (atividades a cargo da Divisão de Operacionalização), a GIN atua na adequação de sistemas que são adquiridos pela CASAN e também |
na concepção e implementação de ferramentas computacionais que nascem a partir das necessidades da Empresa.
Essa é uma atribuição da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, que assina ferramentas como o Portal do Servidor (o Domo), Hidrolupa (software direcionado à gestão do parque de hidrômetros da Companhia) e Hidrovio (que auxilia no diagnóstico de potenciais fraudadores). Outro exemplo de sistema desenvolvido junto à GIN é o Ecasan, novo portal de relacionamento da CASAN.
Os projetos são constantes, buscam atender as diferentes áreas e incluem a modernização dos equipamentos da Empresa. Mais de cem computadores foram adquiridos em janeiro desse ano para atender as equipes de engenharia e entre os projetos futuros está a compra de 600 computadores para todas as superintendências. Segundo Fabrízio, a integração entre sistemas e a modernização de processos são desafios para a equipe ligada à Diretoria de Planejamento e de Relações com o Poder Concedente.
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Gerência de Comunicação Social da CASAN