CASAN conclui obra de interligação de macroadutora
A CASAN concluiu no final da noite desta sexta-feira, dia 8, a operação de interligação da Adutora 1.200 mm, tubulação de grande porte que vai reforçar o Sistema de Abastecimento de Água da Região Metropolitana para os próximos anos. O restabelecimento do abastecimento de água da região está sendo feito desde as 23h50min de sexta e ocorrerá de forma gradativa.
A obra – junto ao Trevo de Forquilhinhas, em São José, na margem da BR-101 - é considerada uma das mais complexas da história da Companhia. A interligação de ontem é a penúltima parte de implantação de 15,6 quilômetros de redes de 1,2 metro de diâmetro a até quatro metros de profundidade e em regiões de alto fluxo de veículos, como a BR-101. Em diâmetro, estaadutora é a maior tubulação de água tratada da CASAN no Estado.
A rede de grande porte que traz água dos rios Pilões e Cubatão para o Sistema Integrado da Grande Florianópolis é a principal obra da Operação Verão 2017-2018. Seu traçado se estende desde a Estação de Tratamento de Água localizada do Morro dos Quadros, em Palhoça, até a entrada da Capital. O investimento total da obra é de R$ 24,6 milhões. Na próxima semana deverá ser feita uma interligação semelhante próximo ao Supermercado Angeloni, em Capoeiras.
As fotos dão uma ideia da grandiosidade das peças e das escavações necessárias, bem como os cuidados extras que têm de ser tomados pelos trabalhadores diante desse tipo específico de obra. O “Y”, peça que interligou as adutoras, é do tamanho da carroceria de um caminhão.
Para fazer a parte final desta obra e interligar esta adutora ao Sistema geral a CASAN teve de reduzir durante a sexta-feira a vazão e a pressão de parte de bairros da Grande Florianópolis, mas às 23h50min da própria sexta-feira o Sistema pôde ser religado e passou a operar a pleno.
A partir de então o reabastecimento das regiões prejudicadas está se dando de forma gradativa. Em bairros mais altos ou nas chamadas pontas de rede a água deve demorar um pouco mais para chegar.
A CASAN pede desculpas pelos transtornos gerados e solicita que as pessoas que estão com água colaborem para que o uso seja restrito ao mínimo necessário, até a normalização completa. A Companhia disponibiliza o 0800.643. 0195 para outras informações ou o chat pelowww.casan.com.br