Casan

Companhia Catarinense
de Águas e Saneamento

Notícias

História da CASAN e do Saneamento em Santa Catarina

 

HISTÓRIA DA CASAN

 
   
A CASAN - Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - sociedade de economia mista, criada em 31 de dezembro de 1970 através da Lei Estadual n.º 4.547 e constituída em 02 de julho de 1971 com o objetivo de coordenar o planejamento e executar, operar e explorar os serviços públicos de esgotos e abastecimento de água potável, bem como realizar obras de saneamento básico, em convênio com municípios do Estado.
 
Herdou do antigo Departamento Autônomo de Engenharia Sanitária - DAES, 11 (onze) sistemas de abastecimento de água e 2 (dois) sistemas de coleta de esgotos. Com performance destacada, principalmente , na busca da melhoria da qualidade de vida dos catarinenses.
 
 A CASAN atua por meio de convênios de concessão firmados com as prefeituras municipais.

Na atualidade os serviços prestados pela empresa cobrem quase todo o Estado de Santa Catarina, que está dividido em quatro Superintendências Regionais de Negócios, a saber: Sul/Serra, Norte/Vale do Itajaí, Oeste e Metropolinatana da Grande Florianopolis.

As ações desenvolvidas pela empresa, neste período contribuíram para a evolução da qualidade de vida da população de Santa Catarina, apresentando um quadro que evolui de maneira favorável e consolidada. Sua atuação é fator preponderante no desenvolvimento econômico e social em sua área de concessão, que contemplaremos de forma mais clara nos indicadores de desempenho CASAN.

 

HISTÓRIA DO SANEAMENTO EM SANTA CATARINA

 

Até o início do século XX praticamente inexistiam obras de saneamento básico, esgotos e lixo a céu aberto. Água obtida através das cariocas, distribuída pelas carroças-pipa. Rio e mar depositário dos esgotos e águas servidas.

Com o surgimento dos primeiros povoados em Santa Catarina : 1658 - São Francisco do Sul, 1673 - Nossa Senhora do Desterro e 1682 - Laguna, as comunidades se organizavam em torno das fontes de abastecimento mais próximas, tendo no século XIX, com o crescimento da população e do perfil econômico o surgimento dos mais variáveis serviços de fornecimento de água.